Skip to content

Prémio Internacional Pelo Bem-estar Animal Atribuído a Investigador Português

2013/07/09

Imagem

Um investigador português foi galardoado com o prémio Young Animal Welfare Scientist de 2013, pelo seu trabalho de doutoramento sobre o uso de animais em investigação biomédica e o seu bem-estar, divulgou  a agência noticiosa Lusa.

O prémio de Jovem Investigador da UFAW (Universities Federation for Animal Welfare) foi atribuído em Barcelona, a Nuno Henrique Franco, investigador do IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular), anunciou o Instituto.

O galardão internacional, de mil libras (cerca de 1100 euros), distingue alunos de doutoramento, ou doutorados há menos de seis anos, que tenham dado contributos significativos para o bem-estar animal.

Nuno Franco foi distinguido pelo seu trabalho de doutoramento no qual identificou os principais pontos onde é necessário refinar o uso de animais em investigação biomédica, no sentido de melhorar o seu bem-estar.

O jovem investigador propõe a utilização de biomarcadores, como preditores, para evitar a dor ou desconforto dos animais utilizados na investigação de doenças infecciosas.

“Uma abordagem de base científica para definir quando terminar um dado estudo com animais, pode não só prevenir sofrimento desnecessário e evitável nos animais, como contribuir para a optimização de recursos financeiros e humanos, promovendo o retorno científico e acelerando o processo científico”, refere o autor em comunicado do IBMC.

Segundo o Instituto, “a preocupação com o bem-estar dos animais de laboratório tem estado presente desde o advento da medicina moderna e tem vindo a ganhar terreno como área de investigação a par da crescente visibilidade mediática, com consequente influência nas políticas de financiamento para a investigação biomédica”.

Este ano entra em vigor a nova Diretiva da União Europeia para a regulação do uso de animais para fins científicos.

Achei por bem transcrever esta notícia tendo em conta vários factores:

1º – Por se tratar de um prémio atribuído a um Português.

2º Porque o bem-estar animal também passa pelo nosso, sobretudo quando se trata de investigação científica.

3º Porque embora não sendo directamente relacionado com o nosso  bem-estar, o tema é deveras pertinente para se deixar passar ao lado, concordas?

Advertisements

From → É Notícia

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: