Skip to content

Gordura Abdominal é Um Risco Para a Saúde

2011/08/05

Está mais que provado, por estudos científicos, que a gordura abdominal (da barriga), é considerada, de entre os vários tipos de gordura existentes nos obesos, um  risco para a saúde.

Segundo os peritos na matéria, este tipo de gordura que se armazena junto à parede abdominal torna-se das mais perigosas, uma vez que conduz a elevados níveis de colesterol e de triglicéridos, como também de insulina no organismo. A chamada gordura intra-abdominal potencia ainda o aumento da pressão arterial, e todo um conjunto de problemas que se tornam um risco para a saúde.

Segundo os mesmos estudos, as pessoas mais propensas a armazenarem gordura na zona da barriga têm o corpo em “forma de maçã”. As pessoas de maior risco para desenvolverem este tipo de doenças associadas à gordura
abdominal são mulheres cuja cintura seja superior a 36 cm e homens com cintura maior do que 40 centímetros.

Riscos da Gordura Abdominal

O risco do cancro da mama pode estar directamente relacionado com a gordura
abdominal em mulheres com excesso de peso, já que os níveis de estrogénio são
elevados por consequência.

Por outro lado, os distúrbios causados pela produção de insulina, devido ao aumento dos níveis de açúcar no sangue, leva a que o excesso de peso, nomeadamente na zona do abdómen sobrecarregue o pâncreas e possa por isso desenvolver diabetes.

Também o aumento do colesterol, em cerca de 50 por cento, é consequência da gordura abdominal daí resultando como factor de risco uma possível doença cardíaca. É sabido que o fígado transforma o açúcar do sangue em mais gordura que ao entrar na corrente sanguínea se aloja nas zonas do estômago e abdómen, elevando assim os riscos de ataque cardíaco.

Consequência da obesidade  e nomeadamente do excesso de gordura intra-abdominal, é o desenvolvimento de varizes nas pernas. O mau funcionamento
das veias devido à sua obstrução pelos depósitos de gordura, fazem com que o
sangue não flua como deveria. Tromboflebites podem ocorrer em casos  mais graves, lvando também a ataques cardíacos por falta de irrigação o coração.

Solução para a Gordura Abdominal

Se tem problemas de obesidade, nomeadamente na zona abdominal,  há que promover uma boa circulação sanguínea a todos os níveis. A começar pela perda de peso. Faça uma  boa desintoxicação,   nomeadamente através de um plano alimentar equilibrado e de exercício físico regular, sem esquecer a ingestão diária de líquidos, nomeadamente de àgua, para uma boa hidratação, tudo para que se sinta em boa forma.

Lembre-se, tudo isto são factores de risco associados à obesidade e à gordura abdominal. Assim, e para além da parte estética, associada à perda de peso, há que evitar aqueles quilos a mais e que são um risco para a saúde.

Anúncios

From → Bem-Estar, Saúde

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: