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Dificuldades em Dormir? Onze Dicas Para Um Bom Sono

2011/06/07

Tens dificuldades em dormir? Vou deixar-te aqui algumas estratégias bem simples que podes empregar no teu dia-a-dia para teres um sono reparador.

Claro que primeiro temos de achar as causas daquilo que nos provoca inquietação ao ponto de nos tirar o sono durante a noite. Todos sabemos que uma noite de sono bem dormida é meio caminho andado para que possamos resolver os problemas que nos surgem no nosso dia-a-dia. 

 É certo e sabido que muitas vezes aquela dificuldade surgida ou uma questão por resolver, exigindo uma reflexão mais atenta e demorada, nos tira o sono durante a noite… Depois, a exaustão por uma noite mal dormida e o stress do dia seguinte, acabam por nos colocar numa situação ainda pior, de menor lucidez para resolver a dita questão e acabamos por entrar num “ciclo vicioso”.

 Mas também há o reverso da medalha: quantos de nós, chegada a noite, desligamos completamente e nos entregamos a uma boa noite de sono, e no dia seguinte, frescos e revigorados, encaramos melhor os problemas diários e decidimos com a mente mais clara?

Pois é, um sono reparador é essencial para mantermos uma vida saudável e equilibrada, uma vez que grande parte do nosso sistema metabólico se regenera enquanto dormimos. Por isso resolvi deixar-te 11 dicas para um bom sono.

Há estratégias que podemos adoptar para que as preocupações diárias não nos tirem o sono. Tens que descobrir por ti aquilo que funciona melhor para te acalmar e relaxar, de modo a que consigas ter um sono reparador, para estares em boa forma no dia seguinte.

Agora, há alguns truques que podes adoptar para que tenhas um sono reparador.Para começar, quanto a mim, deverás estipular alguns horários:

1- Decide a que horas te vais “desligar” de todas as tarefas que habitualmente executas à noite, sejam elas caseiras, de trabalho, ou de lazer, para assim  relaxares antes de te deitares.

2- Depois, estipula a que horas vais deitar-te. É importante, neste caso como no anterior,  que seja qual for o horário que adoptes, o faças dia após dia, com método e sistema, para que cries o hábito.

3- Lembra-te igualmente de decidires a hora a que jantas, para que não o faças muito próximo de te deitares, de modo a poderes digerir os alimentos com tempo.

4-   Ao jantar escolhe um menu leve (grelhados, hortaliças, salada, fruta, por exemplo) que não sobrecarrega o estômago e permite uma melhor digestão dos alimentos.

5-   Tomar um banho antes de dormir, pode proporcionar um sono relaxante. Mas atenção: há quem desperte mais. Por isso cada caso é um caso. Tanto no inverno, como forma de nos aquecer, mesmo antes de irmos dormir, como no verão, para nos refrescar, é óptimo. Experimenta.

6-   Uma massagem com um bom óleo ou creme, é um excelente relaxante. Se não tiveres quem ta faça, dedica-te durante um tempo, antes de te deitares, a massajar os pés. Vais ver como dormes bem melhor.

7-   Exercícios respiratórios também ajudam. Deitada/o de barriga para cima, com ambas as mãos colocadas sobre ela, devemos inspirar, lentamente, retendo o ar o máximo de tempo possível, dentro do peito, e expirar, pela boca , até expelir o ar completamente.

8-   Ouvir música suave também tranquiliza o espírito e promove um sono relaxado, ao contrário de ver T.V., onde quase sempre os programas acabam por colocar o cérebro a funcionar sobre os assuntos visualizados

9-   A meditação como forma de acalmarmos a nossa mente, é outra técnica que pode ser adoptada antes de dormirmos.

10- Experimenta ainda colocar um ambientador no quarto, com óleo natural, por exemplo de lavanda. Podes inclusive borrifar ou salpicar com 2 ou 3 gotas a tua almofada. Há produtos naturais de elevada qualidade no mercado, próprios para o efeito. Pessoalmente, dou-me bem e gosto da aromaterapia.

11- Antes de te deitares, podes igualmente tomar uma infusão de camomila, por exemplo, que é calmante.

São dicas muito simples que deverás experimentar e adaptar à tua maneira de ser e de fazer as coisas. Interessa que aches aquela ou aquelas, que melhor se adaptem a ti, sem que isso seja “um sacríficio”, antes porém um prazer, pois desfrutarás de uma boa noite de sono e darás a ti, enquanto realizas essas actividades, pequenos mimos em atenção à tua pessoa, porque tu mereces.

Ficarei feliz se alguma destas dicas contribuir para que tenhas um sono repousante e revigorante.

Espero o teu comentário, testemunho ou ainda alguma sugestão que possas acrescentar.

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From → Bem-Estar, Saúde

2 comentários
  1. Interessante ;D

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    • Obrigada, Vasco pela visita e sua análise.

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