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Cinco Passos Para Estar em Boa Forma

2011/05/13

Eis aqui cinco passos muito simples de seguir que te permitirão, tal como a mim, desfrutares de um estilo de vida saudável e obter uma boa forma física, de modo equilibrado e completamente natural.

Por outro lado, seguindo estas regras bem simples, podes controlar o teu peso de forma natural, sem “stress”: basta que te lembres que para o fazeres, tens que gastar mais energia do que aquela que consomes diariamente.

O que deves então fazer?

1. Cinco refeições  ligeiras por dia

Comer cinco vezes ao dia, em quantidades moderadas, ajuda a regular os picos de açúcar no sangue e permite assim controlarmos a vontade de petiscar produtos pouco saudáveis. Aliás, são esses petiscos pouco equilibrados nutricionalmente que arruínam quaisquer planos de controlo de peso, concordas?

Por isso, certifica-te que todas as tuas refeições são equilibradas ou seja, que tenham alguma proteína, hidratos de carbono complexos e gorduras não saturadas. Incluir fruta e legumes, cereais integrais, carne magra e lacticínios pouco gordos, é uma boa opção.

Agora só tens que saber controlar não só o que comes, mas também a quantidade de alimentos que comes. Convém que as doses das cinco refeições sejam pequenas, pois de nada serve consumires doses iguais àquelas que comerias se apenas fizesses três refeições ao dia. Isso significa adicionar calorias extra. Logo, convém controlares o tamanho das doses J

2. Cereais integrais

Ingerir um alto teor de fibra e proteína diariamente é possível com a adição de cereais integrais na nossa alimentação.

Os cereais integrais podem  ser consumidos ao  pequeno-almoço, pois permitem-nos iniciar o dia de forma saudável e com energia, pois trata-se de  hidratos de carbono complexos, que devem ser escolhidos em detrimento dos hidratos de carbono simples, existentes nos cereais refinados.

Dá preferência aos cereais integrais em detrimento dos refinados. O pão, a massa e o arroz integral, os legumes e as leguminosas como grão, feijão e lentilhas, são exemplos de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos.

Lembra-te, cereais integrais e hidratos de carbono complexos , devido ao alto teor de fibra e proteína que contêm, prolongam a sensação de saciedade, e apoiam o bem-estar digestivo, regularizando o trânsito intestinal e a remoção de resíduos e toxinas do organismo.

3. Cinco a sete peças de fruta e legumes por dia

Esta será a quantidade ideal de fruta e legumes a consumir diariamente: cinco a sete peças.

Mas isso é muito, dirás tu, provavelmente, que pouca fruta e legumes consomes… De modo algum, garanto-te. Se dividires esse número em pequenas doses ao longo do dia, ser-te-á mais fácil atingires esta quantidade diária.

Podes optar por uma peça de fruta tal como  uma cenoura ou  talos de aipo com húmus, por exemplo, ou ainda pedaços de fruta com iogurte sem açúcar, a meio da manhã e a meio da tarde.

Estas são opções de lanche deliciosas e equilibradas, que te permitem manteres-te afastada/o de outras menos saudáveis.

Comes assim uma peça a meio da manhã e outra à tarde, de fruta ou de legumes, num total de duas.

Ao almoço, as saladas são uma excelente alternativa às comidas super elaboradas, carregadas de calorias  e pouco nutritivas. Permitem-te assim consumires uma grande variedade de legumes e fruta misturada: alface, espinafres, tomate, pepino, cogumelos, pimentos, feijão verde, abacate, por exemplo.

Podes ainda optar por uma sandes de pão integral, com alguma proteína à tua escolha para manteres os níveis de energia constantes.

Contabilizadas aqui, ao almoço, mais duas peças de fruta e legumes.

Ao jantar, as tuas opções de legumes são intermináveis. Consumir fruta colorida, cozida, assada, salteada ou mesmo crua! Podem acompanhar qualquer prato principal ou até formarem a base do teu jantar. Lembra-te, quanta maior a quantidade, melhor.

Podemos contabilizar aqui, nesta refeição, um total também de duas peças de fruta e legumes.

Pois é, feitas as contas, atingiste sem qualquer esforço o número de peças de fruta e legumes que se deve consumir diariamente.

4. Exercício físico moderado durante 30 minutos por dia, 5 vezes por semana, será o ideal para manteres um bom desempenho muscular, um excelente nível de energia, um invejável bom humor e também um controlo de peso eficaz.

Claro que quando se fala de exercício físico não é preciso saires por aí a correr, não… Para que consigas alcançar este objectivo basta que faças actividades diárias tão simples como deixares o teu meio de transporte distante do teu destino, fazendo o percurso a pé.

(Eu resido fora da cidade. Como tenho que levar o meu filho para a escola, no outro extremo da cidade, quando regresso vou deixar o carro à entrada da cidade e vou para o trabalho a pé, durante 15 minutos. Depois de sair, faço o caminho inverso. Isto todos os dias).

Podes inclusive optar por subir as escadas caso te apresentem o elevador como alternativa, e voltares a descer. Eu, por exemplo, nunca perco essa oportunidade…  E como detesto espaços fechados, é uma desculpa para fugir ao uso do elevador.

Para concluir, escolhe aquilo que for mais fácil adaptares ao teu estilo de vida, de modo a que consigas mesmo cumprir esse objectivo, se assim o pretendes.

Lembra-te, o exercício físico faz maravilhas pelo teu bem-estar. 

5. Água, esse bem tão precioso, é outro factor importante para que possamos manter o nosso bem-estar, através de uma boa hidratação.

O nosso corpo é formado por uma grande percentagem de água e como perdemos ao longo do dia (pela transpiração e pela eliminação de urina), muita dessa água, há que repô-la convenientemente.

Quando se tem sede, o nosso organismo está a enviar-nos uma mensagem de que se encontra desidratado. Por isso se deve beber água, para que haja um bom funcionamento do nosso organismo, quer oxigenando as nossas células, quer eliminando as toxinas acumuladas.

Uma boa hidratação permite ainda uma boa concentração mental. A dificuldade em raciocinar devidamente está  ligada  à falta de hidratação.A nossa capacidade de atenção e concentração estão directamente relacionadas com a ingestão de água.

Um bom consumo de água permite-te ainda controlar o peso se, cada vez que pensares em petiscar algo que não devas ou às horas menos convenientes, beberes um grande copo de água. Verás a sensação de saciedade com que ficas.

Beber um grande copo de água às principais refeições também ajuda a controlar o tamanho da dose da tua refeição, enquanto o consumo extra de líquidos pode aumentar o volume dos alimentos.

Resumindo: estes cinco passos, dar-te-ão saúde a dobrar permitindo que controles o peso; obtenhas uma melhor oxigenação sanguínea; melhores o trânsito intestinal, adquiras uma maior concentração mental (eliminando inclusive quaisquer dores de cabeça) e desfrutes do um estilo de vida saudável, com uma  forma física excelente. Tudo de modo equilibrado e completamente natural.

Agora que ficaste a conhecer os cinco passos para te manteres em boa forma desejo que consigas cumprir  os objectivos que queres atingir. É só colocares acção na tua decisão…

Desejo-te Sucesso nesta tua jornada. Deixa o teu comentário.

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