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Poupe em Tudo Menos no Sabor dos Alimentos

2011/04/06

 Em tempos de “crise” para muitos, de contenção de despesas para outros, eu diria que é necessário poupar em tudo, e sobretudo na cozinha. Quem tem o trabalho de cozinhar deve no entanto evitar poupar no sabor natural dos alimentos que, antes pelo contrário, deve ser potenciado.

E para que isso aconteça são inúmeros os truques que nos facilitam as tarefas e permitem poupar em tempo e recursos, enquanto se potencia o sabor e as propriedades dos alimentos que sabemos terem, hoje em dia,  qualidade inferior àquela que tinham há uns anos atrás. Sendo assim, não é demais reforçar que devemos preservar todas as suas propriedades para na hora de ingerirmos esses alimentos, o nosso organismo poder absorve-las na sua plenitude.

Para poupar tempo e rentabilizar os gastos na confecção das refeições e assim ganhar dinheiro, aqui ficam algumas dicas (que eu aplico com muito sucesso no meu dia-a-dia), que te poderão ser úteis, sobre como preservar e até acentuar o sabor natural de alguns alimentos, e ainda uns “truques” aplicados na sua confecção com o mesmo objectivo.

– Para obteres umas natas mais fofas, ou creme de chantilly, como habitualmente é conhecido, coloca as natas no frio, duas horas antes de as utilizares e depois de as bateres, junta-lhes algumas claras em castelo: uma a duas, por cada pacote de 200 gramas de natas;

– Para mais rapidamente fazeres uma sopa, podes ter bases de puré previamente confeccionadas e congeladas em porções para quando necessitares. Poderás igualmente dividir em doses e congelar os legumes da época, como feijão verde (previamente escaldado), ervilhas, abóbora, nabos, favas, feijão de debulhar e outros, para depois adicionares às sopas ou cozinhares de outro modo.

– Podes, por exemplo, congelar ainda: tomate cortado em cubos, ou inteiro, que podem ser previamente pelados. Pessoalmente, prefiro guardá-los com a pele, pois ela é fonte de inúmeras vitaminas; alhos já descascados, inteiros ou picados; pimentos (aos quais se tiram as sementes) cortados em tiras; malaguetas; salsa, coentros e outras ervas aromáticas, se forem para cozinhar, podem ser congeladas picadinhas. Para a congelação, podes usar sacos e caixas de plástico, folha de alumínio ou papel encerado de congelador.

Podes preparar o sal marinho com alguns aromas apara temperares diversos alimentos, como por exemplo as carnes, peixes e legumes, de modo a não só preservares os seus sabores e propriedades naturais, como ainda a aumentá-los.

– Junta, a cada kg de sal, duas colheres de chá de pimenta preta e duas de pimenta rosa esmagada, para temperares carnes que vão a grelhar.

– Se queres acentuar e apaladar mais os peixes grelhados, tempera-os com sal ao qual adicionaste (em cada 500 gramas) raspas de limão ou lima (duas a três colheres de sopa).

– Um bacalhau grelhado terá mais sabor se no seu tempero usares sal misturado com alecrim bem picado, numa proporção de duas colheres de chá da erva para 200 gramas de flor de sal.

– Se queres conservar por mais tempo os legumes e ervas aromáticas, de modo a que mantenham o seu aroma e frescura, embrulha-os em folhas de papel vegetal (tal como eu faço) ou panos de cozinha molhados, e guarda-os assim no frio, acondicionadas em recipientes destapados.

Finalmente, quero lembrar-te que, seja em que circunstância for que procedas à conservação dos alimentos para posterior utilização, tenhas sempre o cuidado de os rotulares devidamente, quer com etiquetas, quer com marcadores à prova de água, anotando a data da embalagem, o peso ou quantidade e o produto ou alimento.

Estás à vontade para deixares o teu comentário…

 

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