Skip to content

Equilibre a Sua Vida… – Cuide do Seu Corpo!!! (2)

2010/11/28

Equilibrar todos os sectores da nossa vida para que atinjamos o bem-estar e a felicidade passa – não só por promovermos uma mente sã –  mas, também, por trabalharmos para um corpo em perfeito estado de saúde, que desempenhe todas as suas funções, qual “motor” devidamente oleado e lubrificado…

Isso significa exactamente que devemos fazer tudo ao nosso alcance para termos o melhor nível de vida físico possível, a começar pela saúde do coração. E para que a nossa “máquina” funcione bem, vários factores devem ser considerados. Aliás, é de lembrar que todos os nossos órgãos estão inteiramente ligados… Logo, o bom funcionamento de uns, pressupõe o de outros.

Assim, há que equilibrar o corpo. Como?

1- Respirando fundo… sobretudo em momentos de stress! Saiba que “o oxigénio ajuda a remover as toxinas do corpo, a metabolizar a gordura e hidratos de carbono, a eliminar vírus, fungos e bactérias, e muito mais!

Por isso, devemos respirar mais ritmadamente, mais profundamente… A entrada de oxigénio promove a clareza do pensamento, acalma a mente, fornece mais energia ao corpo.

2- Praticando exercício físico, de modo a promover o fluxo sanguíneo, a exercitar os músculos, tornando-os flexíveis, resistentes e tonificados. O próprio coração, como músculo que é, sairá fortalecido com a prática de exercício físico!

Caminhe diariamente 30-40 minutos de forma ritmada, e vai ver os benefícios que colhe… sentirá a diferença no seu bem-estar, garanto-lhe eu! 

3- Durma o necessário (entre 7 a 8 horas, todas as noites), para que o corpo se regenere, mantenha saudável e rejuvenesça. Segundo os especialistas, “dormir pouco está relacionado com um maior risco de problemas cardíacos”.

 Lembre-se, pois, dormir não é um luxo… é uma necessidade!

4- Respire ar puro, todos os dias… Junte o útil ao agradável e faça a sua caminhada diária 30-40 minutos que, para além de lhe permitir exercitar o corpo, dará a oportunidade de respirar ar puro, oxigenando assim o seu organismo.

Isto é importante sobretudo para quem passa mais de 90% do tempo em recintos fechados, sujeito a respirar mais poluentes do que imagina…

 5- Liberte-se do excesso de peso!!! Os quilos que possa ter a mais, podem contribuir para o aparecimento de problemas cardíacos. Peça ajuda, se necessário.

 Obtenha mais informações como pode seguir um programa alimentar  adequado… 

 6- Diga não ao tabaco… Se fuma, saiba que cada cigarro consome 25 g das reservas de Vitamina C do organismo, segundo revelam estudos científicos!. Sobretudo porque está provado que a Vitamina C, em todo o seu papel, ajuda a manter a flexibilidade das artérias.

 Para ter uma ideia, as estatísticas revelam que “fumar mata mais de 1,2 milhões de pessoas na Europa todos os anos”, sendo que “a percentagem de mortes na Europa por  doença cardiovascular, devido ao tabaco, aumentou 13% entre 1990 e 2000”.

 7- Tenha uma alimentação equilibrada. Lembre-se que devemos fornecer ao nosso organismo o melhor “combustível” possível…

Saiba como apoiar o bem-estar do coração melhorando a sua dieta alimentar:

. Coma 2-3 porções de fruta e 3-5 porções de legumes diariamente…

. Coma no mínimo duas doses de peixe gordo por semana – cavala, sardinhas, arenque ou salmão, ricos em ácidos gordos ómega-3, que ajudam a manter o bem-estar do coração.

. Prefira os alimentos integrais como pão, massa e arroz (que fornecem mais nutrientes essenciais e fibra dietética) aos de farinha branca – biscoitos, bolos e pastelaria.

. Corte na gordura saturada e nos alimentos com óleos hidrogenados ou ácidos gordos trans, pois não só bloqueiam as artérias, como são difíceis de eliminar pelo organismo.

. Se comer carne vermelha, escolha peças sem gordura, e opte pelas carnes brancas como peru e frango, e carnes de caça.

. Beba bastante água por dia. Para uma boa hidratação das células, 2 litros é o ideal.  Deve aumentar a dose se praticar exercício físico ou estiver num clima quente.

. Reduza o consumo de sal, que ajuda a manter baixa a pressão arterial.

. Controle a dose da comida que ingere. Refeições exageradas causam pressão nos aparelhos digestivo e cardíaco.

. Diga não à “comida de plástico”. Um batido é altamente nutritivo, constituindo uma refeição simples e rápida.

. Introduza suplementos alimentares na sua dieta. Segundo inúmeros nutricionais em todo o mundo, incluir um bom suplemento, como um multivitamínico na alimentação diária, contribui como uma espécie de “seguro de saúde” para o organismo.

. Inclua, pelo menos, 25 g de proteínas de soja na sua alimentação diária, como parte de uma dieta com baixo teor de gordura saturada e verá resultados na prevenção, e controle e redução do colesterol.

 Como vê, é fácil contribuirmos para o nosso bem-estar físico e emocional.

Logo, equilibre a sua vida… Cuide do seu corpo! É tudo uma questão de amor-próprio e foco

 

 

Advertisements

From → Bem-Estar, Nutrição

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: