Skip to content

Equlibre a Sua Vida… – Viva o Presente !!! (1)

2010/10/22

   

bem-estar e a felicidade são a recompensa de uma vida equilibrada…  E o equilíbrio deve registar-se em todos os sectores da nossa vida. 

Um dos factores que mais contribuem para o nosso bem-estar geral é a saúde do coração.

Há pois que prevenir, ou melhor evitar, “áreas de risco” que nos possam conduzir a doenças cardiovasculares (DCV) que, só na Europa, são responsáveis por praticamente metade das mortes (49%). Maus hábitos alimentares, falta de exercício físico, excesso de peso, tabagismo, bebidas alcoólicas, stress, e solidão, entre outros, contribuem para um desiquilíbrio entre a mente e o corpo que origina desconforto, perda de certas capacidades, e sobretudo um sistema cardiovascular debilitado, que nos rouba qualidade de vida.

Segundo os entendidos na matéria, para que possamos atingir o bem-estar do coração há que obter equilíbrio em todos os sectores da nossa vida.

Deveremos, sobretudo, equilibrar a  mente. Como?

  1. Reduzindo o stress, uma vez que níveis elevados de stress podem levar a doenças do coração.
  2. Dizendo “não” de vez em quando, por forma a recuperar o controlo do nosso tempo e energia… Se procura sempre agradar aos outros dizendo “sim” a tudo, “provavelmente está a ignorar as suas próprias necessidades”.
  3. Aprender a relaxar, respirando fundo, longa e lentamente; ou meditando durante 5-10 minutos; concentrando-se por forma a não pensar seja no que for, durante igualmente 5-10 minutos; escutando música calma; tomando um banho relaxante ou usufruindo de uma massagem regular. Qualquer acção que nos permita relaxar e acalmar, será  benéfica para o coração.
  4. Rir com frequência, acompanhar com pessoas divertidas e  positivas, (as negativas esgotam a nossa preciosa energia!),  ter momentos de divertimento, ver programas televisivos que façam rir, ajudam-nos a manter o bem-estar, uma vez que o riso liberta endorfinas.
  5.  Viver o presente… Desfrutar do “momento” é importante para manter o equilíbrio da mente e alcançar o bem-estar. Lembre-se, o passado já era, não se pode mudar. E o futuro ainda não chegou, pelo que escusamos de nos questionar com “ses”. Há que concentrarmo-nos no presente, no momento que se vive AGORA.
Advertisements

From → Bem-Estar, Nutrição

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: