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Comece o Dia Com… Um Bom Pequeno-Almoço

2010/10/01

Porque é que é tão importante ter um bom pequeno-almoço?

Porque passar por cima desta refeição pode trazer efeitos negativos ao organismo uma vez que as reservas de nutrientes e de água foram gastas durante a noite.

O cansaço e a fome que podem fazer-se sentir, quando se abdica do pequeno-almoço, levam a que se petisque algo doce, para obter energia e aumentar os níveis de açúcar o sangue. Logo, o peso e o bem-estar de cada um  podem ser afectados a longo prazo.

É precisamente o pequeno almoço a refeição do dia mais importante, pois é aquela que nos vai dar energia e agilidade mental, depois de acordarmos.O equilibrio e o valor nutritivo do pequeno-almoço contribuem assim para que evitemos os snacks pouco equilibrados e para um bom controlo do peso.

O pequeno-almoço certo…

Para além de ser importante não abdicar do pequeno-almoço, é igualmente importante que este  seja equilibrado e nutritivo, devendo fornecer, nomeadamente,:-

. hidratos de carbono completos, que nos permitem manter os níveis de energia ao longo do dia;

. proteína, que prolonga a sensação de saciedade mais tempo.

. baixo teor de açúcar, permitindo regular os níveis de energia, sem que haja picos elevados, mas de forma a serem constantes,.

. elevado teor de fibra, ajudando a regular e manter o bom funcionamento dos intestinos.

. lacticínios magros, em vez do altamente calóricos, devido ao alto teor de gordura.

Quais as Opções…

. Prefira os produtos integrais, como pão e cereais, para obter os hidratos de carbono complexos e manter a energia.

. Misture nos cereais, ou no muesli, um pouco de frutos secos e sementes, pois conferem-lhe um óptimo sabor e fornecem igualmente nutrientes e gorduras boas.

. Para ajudar a prolongar a sensação de saciedade durante mais tempo, tem como opção os ovos, que são ricos em proteína.

. Como opção de lacticínios pobre em gorduras, experimente o iogurte natural e sem açúcar, com fruta fresca. Lembre-se,  a dose diária recomendada de 5 a 7 peças  de fruta e legumes por dia, pode ser atingida com a fruta adicional.

Nota: tenha sempre cuidado com o elevado teor de açúcar e sal nos cereais.

A opinião dos nutricionistas…

O que dizem eles? Que o pequeno-almoço é uma refeição que não deve deixar de tomar!

“Todas as manhãs opte por uma boa fonte de hidratos de carbono e fibra, como pão, cereais ou muesli e sem açúcar, para o ajudar a manter os níveis de energia e sentir-se saciado durante mais tempo, ajudando a evitar os snacks a meio da manhã… As proteínas podem ajudar a sentir-se saciado durante mais tempo, mas duvido que um copo de leite ou um iogurte façam o mesmo… Uma peça de fruta ou um copo de sumo de fruta fresca vão fornecer-lhe um bom nível de vitaminas e minerais, para que comece o dia da melhor maneira… O chá ou o café podem aumentar a sua ingestão de líquidos para ajudar a manter a hidratação, mas apenas com moderação devido ao seu conteúdo de cafeína”. – Jean De La Tullaye, Professor Associado da Universidade de Montpellier

 

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From → Nutrição

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